Aqui você encontra dicas de livros de MODA para quem é estudante, gosta de moda apenas como um hobby ou ainda para quem futuramente irá trabalhar com
isso.
VOLUME
1 – 2011, de Bina Abling
Neste
conteúdo, a Ilustração incorpora estrutura vertical de design de moda e
sequência de apresentação de tipos: desde os primeiros esboços ao desenho de
ilustração, de planos a specs técnicos. Todos os tópicos - mesmo silhuetas,
têxteis e tratamento de tecidos - são cuidadosamente abordados, como acontece
no mercado de moda. Por meio da ênfase à prática ao desenho, feita a partir de
diagramas, o leitor achará o método e as técnicas de Bina fáceis de seguir. Contém os seguintes capítulos:
Proporções da Figura Humana em Desenho de Moda; Formas Básicas da Figura
Humana; Desenhando o Modelo; Cabeças em Desenho de Moda; Desenhando Homens;
Desenhando Crianças; Trajes e Detalhes de Trajes.
Editora: Edgard Blucher
ISBN-10: 852120616X
ISBN-13:
Formato:
Médio
Acabamento:
Brochura
Idioma:
Português
Origem: Nacional
Edição: 1
Número de
páginas: 258
Lançamento:
25/10/2011
DESENHO DE MODA
VOLUME 2 – 2011, de Bina Abling
Este livro de ilustração de moda se propõe a
incorporar estrutura vertical de design de moda e sequência de apresentação de
tipos, desde os primeiros esboços ao desenho de ilustração, de planos a specs
técnicos. Tópicos como silhuetas, têxteis e tratamento de tecidos são abordados
(ver Vol 1).
Editora: Edgard Blucher
ISBN-10: 8521206208
ISBN-13:
Formato:
Médio
Acabamento:
Brochura
Idioma:
Português
Origem:
Nacional
Edição: 1
Número de
páginas: 266
Lançamento:
25/10/2011
MALHARIA - COLEÇÃO FUNDAMENTOS
DE DESIGN DE MODA – 2012,
de Juliana Sissons
Começa
com uma breve análise da malharia tradicional, conduzindo o leitor por todo o
processo de produção da malha - da pesquisa e desenvolvimento às técnicas de
modelagem, construção e acabamento. Fornece ideias criativas que possibilitam
uma abordagem independente e experimental ao design. Alguns dos tópicos
abordados são: fios e fibras; ferramentas e máquinas; cores; amostra de tensão;
textura de superfície; malhas padronizadas; efeitos tridimensionais; modelagem;
produção de padrões, golas, bainhas e bordas; fixações e ornamentação.
Sexto
livro da série, Malharia traz entrevistas e criações de designers talentosos,
que servem de fonte de informação e de inspiração para o leitor criar suas
próprias malhas.
Editora: Bookman
ISBN-10: 857780979X
ISBN-13:
Formato:
Médio
Acabamento:
Brochura
Idioma:
Português
Origem:
Nacional
Edição: 1
Número de
páginas: 184
Lançamento:
17/02/2012
DESENHO DE MODA - COLEÇÃO
FUNDAMENTOS DE DESIGN DE MODA - 2011, de John Hopkins
Desenho
de Moda oferece uma apresentação totalmente ilustrada aos diferentes estilos,
técnicas e abordagens de desenho usadas na indústria. Começando com um breve
histórico do desenho de moda, analisa questões como materiais para desenho, a
figura de moda, os desenhos técnicos, o uso de computadores no desenho, os
diferentes formatos de apresentação do desenho de moda e a elaboração do
portfolio, tudo isso complementado por entrevistas e inúmeras criações de
designers e ilustradores contemporâneos, que servem como fonte de informação e
de inspiração. Ao final, são apresentadas bases de corpo femininas e masculinas
que podem ajudar nas primeiras criações.
Editora: Bookman
ISBN-10:
8577808947
ISBN-13:
Formato:
Médio
Acabamento:
Brochura
Idioma:
Português
Origem:
Nacional
Edição: 1
Número de
páginas: 176
Lançamento:
06/09/2011
COMO MONTAR E GERENCIAR
UMA MARCA DE MODA – 2010,
de Toby Meadows
Para ter sucesso no mercado da moda, o
designer também precisa entender de negócios: do marketing e das relações
públicas à fabricação da coleção e ao financiamento de um projeto. Neste guia
conciso e didático, Toby Meadows mostra passo a passo como dirigir uma empresa
de moda, seja ela voltada ao setor de vestuário, acessórios ou calçados.
Editora:
Artmed
ISBN-10:
8577806723
ISBN-13:
Formato:
Médio
Acabamento:
Brochura
Idioma:
Português
Origem:
Nacional
Edição: 1
Número de
páginas: 176
Lançamento: 17/09/2010
TECIDOS E MODA - COLEÇÃO
FUNDAMENTOS DE DESIGN DE MODA,
de Jenny Udale
Fundamentos
de Design de Moda: Tecidos e Moda apresenta os principais tecidos utilizados na
fabricação de peças de vestuário e suas características com explicações
concisas e exemplos de projetos contemporâneos. Dos tipos de fio aos processos
de acabamento, do bordado à ornamentação, do design à produção têxtil, o leitor
vai aprender tudo o que precisa para escolher o tecido certo para suas
criações. Totalmente colorido, este é o guia ideal para todos os interessados
no mundo da moda.
Editora:
Bookman
ISBN-10: 8577805247
ISBN-13:
Formato:
Médio
Acabamento:
Brochura
Idioma:
Português
Origem:
Nacional
Edição: 1
Número de
páginas: 176
Lançamento:
15/09/2009
MODA - UM CURSO PRÁTICO
E ESSENCIAL, de Erika Stalder
Todas as roupas e acessórios, mesmo os que
não estejam necessariamente na moda atual, servem para situar os estudantes da
área de moda sobre processos de criação e tendências, além de mostrar que podem
servir de inspiração para releituras.
Uma das curiosidades mais interessantes do livro é sobre como determinadas épocas da história influenciaram a moda, especialmente os períodos de guerra.
Naqueles tempos, a recessão promovia reformas de roupas usadas e a diminuição do tecido nas confecções, gerando novas tendências. Além disso, os estilistas sempre se inspiraram nas roupas e acessórios militares, cujas características são de fato atraentes: eles precisam ser resistentes, práticos, impermeáveis e úteis.
Casacos, calças, chapéus, botas, bolsas, cintos, quase todos os itens militares já despertaram ideias nas criações da moda, e quase todas se tornaram eternas, como o trench coat, o blazer, a pulseira de placa, a calça utilitária (cargo), entre outras.
Uma das curiosidades mais interessantes do livro é sobre como determinadas épocas da história influenciaram a moda, especialmente os períodos de guerra.
Naqueles tempos, a recessão promovia reformas de roupas usadas e a diminuição do tecido nas confecções, gerando novas tendências. Além disso, os estilistas sempre se inspiraram nas roupas e acessórios militares, cujas características são de fato atraentes: eles precisam ser resistentes, práticos, impermeáveis e úteis.
Casacos, calças, chapéus, botas, bolsas, cintos, quase todos os itens militares já despertaram ideias nas criações da moda, e quase todas se tornaram eternas, como o trench coat, o blazer, a pulseira de placa, a calça utilitária (cargo), entre outras.
Editora:
Nobel
ISBN-10:
8521314922
ISBN-13:
Formato:
Médio
Acabamento:
Brochura
Idioma:
Português
Origem:
Nacional
Edição: 1
Número de
páginas: 136
Lançamento:
01/01/2009
COLEÇÃO MODA BRASILEIRA
(5 VOLUMES)
VÁRIOS AUTORES
A coleção, iniciativa inédita no mercado
editorial brasileiro, traça um panorama da moda contemporânea através da
trajetória de cinco dos mais importantes estilistas do país: Alexandre
Herchcovitch, Gloria Coelho, Lino Villaventura, Ronaldo Fraga e Walter
Rodrigues. Os livros vêm acondicionados numa caixa de cartão e contam com
sobrecapas especialmente desenhadas, além de outros detalhes exclusivos deste
lançamento - a primeira edição tem tiragem limitada. Cada um dos volumes
procura traduzir graficamente a personalidade e as linhas gerais de cada
criador. Assim, Alexandre Herchcovitch, com texto de Charles Cosac, traz uma
cronologia em ordem inversa, das raízes underground do estilista, nos anos
1990, até as requintadas campanhas publicitárias que ele passou a dirigir em
meados dos anos 2000. Já o volume dedicado a Gloria Coelho, com prefácio de
Regina Guerreiro, aproxima seu projeto visual do forte sentido autoral dessa
estilista; enquanto o livro Ronaldo Fraga promove uma assemblage entre fotos de
desfiles históricos e exemplos de seu requintado desenho ou de seu barroco
acervo de antigüidades gráficas. Walter Rodrigues, com texto principal de Eva
Joory, publica esclarecedoras imagens de sua privilegiada biblioteca de
pesquisa; enquanto Lino Villaventura destaca o forte sentido dramático desse
"cozinheiro de panos" (conforme o texto de quarta capa da colunista
Nina Horta), apresentando também seu trabalho em teatro e cinema.
Editora:
Cosac e Naify
ISBN-10:
8575036696
ISBN-13:
9788575036693
Formato:
Acabamento:
Idioma:
Português
Origem:
Nacional
Edição: 1
Número de
páginas: 800
Lançamento:
17/12/2007
MODA
EM SINTONIA, de
Ana
Mary Sehbe de Carli; Mercedes Lusa Manfredini
Moda em
Sintonia é resultado de alguns empreendimentos do curso de Moda da UCS, focados
no aprimoramento dos designers, profissionais da área e demais especialistas.
Editora:
EDUCS
ISBN-10:
8570615876
ISBN-13:
Formato:
Médio
Acabamento:
Brochura
Idioma:
Português
Origem:
Nacional
Edição: 1
Número de
páginas: 164
Lançamento:
01/01/2010
MODA
TAMBÉM É TEXTO, de
Sandra
Ramalho e Oliveira
Este livro é
escrito por uma das maiores especialistas brasileiras de leitura visual. De
forma clara, o leitor encontrará exemplos de textos que exploram o universo de
valores com o qual lidamos diariamente e procuramos refletir sobre todas as
questões que a moda nos apresenta na contemporaneidade, visto que é ela mesma
quem está na moda.
Editora:
Rosari
ISBN-10:
8588343568
ISBN-13:
9788588343566
Formato:
Médio
Acabamento:
Brochura
Idioma:
Português
Origem:
Nacional
Edição: 1
Número de
páginas: 134
Lançamento:
01/01/2008
MODA,
COMUNICAÇÃO E CULTURA: UM OLHAR ACADÊMICO, de
Solange
Wajnman
Os
artigos e textos que enfocam a moda sob o ponto de vista institucional e
acadêmico, promovendo a interface com a antropologia, artes e ciências da
comunicação. A obra preenche uma lacuna bibliográfica e vem atender à crescente
demanda de leitores, provenientes de cursos de formação profissionalizante
existentes no país.
Editora: Arte
e Ciência
ISBN-10:
8574730734
ISBN-13:
Formato:
Médio
Acabamento:
Brochura
Idioma:
Português
Origem:
Nacional
Edição: 1
Número de
páginas: 226
Lançamento:
01/01/2002
FUNDAMENTOS
DE DESIGN DE MODA
RICHARD
SORGER, JENNY UDALE – BOOKMAN
Do
conceito à criação tridimensional: os principais elementos do design de uma
coleção são revelados em Fundamentos de Design de Moda. Saiba tudo sobre como
uma coleção é formada, para quem é desenhada e como é lançada. Conheça os
diferentes tipos de tecido, maquinários e métodos de fabricação. Entenda o
mercado da moda e os diferentes cargos que fazem parte dessa indústria.
Editora:
Bookman
ISBN-10:
8577803554
ISBN-13:
9788577803552
Formato:
Médio
Acabamento:
Brochura
Idioma:
Português
Origem:
Nacional
Edição: 1
Número de
páginas: 176
Lançamento:
17/01/2009
O
QUE É DESIGN DE MODA?, de
Gurmit
Matharu
Dividido
em três partes, O que é Design de Moda? examina os aspectos fundamentais da
indústria da moda. Começando com um apanhado histórico, "Questões"
discute a transformação da moda em um dos maiores negócios do mundo e analisa
sua relação com a mídia e a cultura das celebridades. Também aborda questões
éticas, como o uso de peles e o impacto ambiental e humano do movimento fast
fashion. "Anatomia" examina os diferentes setores da indústria e os
eventos mais importantes do calendário da moda. Em seguida, decompõe todo o
processo de design, do esboço inicial ao lançamento da coleção, e dá dicas
práticas para quem busca uma carreira na moda. "Portfólios" apresenta
o perfil de alguns dos maiores designers de moda do mundo, demonstrando a
diversidade dentro da indústria por meio da análise de trabalhos e de belas
fotografias de coleções.
Editora: Bookman
ISBN-10: 857780853X
ISBN-13:
Formato:
Médio
Acabamento:
Brochura
Idioma:
Português
Origem:
Nacional
Edição: 1
Número de
páginas: 256
Lançamento:
27/06/2011
INVENTANDO MODA , de Doris Treptow
Este guia explica as etapas do desenvolvimento de produtos. Inclui os
seguintes tópicos - Conceito de moda e coleção; Perfil do consumidor;
Gestão do design; Pesquisa em moda; Calendário de vendas; Cronograma de
produção; Dimensão da coleção; Ficha técnica; Custos e Preço de venda.
ISBN: 8590371816
ISBN-13: 9788590371816
Idioma: português
Encadernação: Brochura
Edição: 4ª
Ano de Lançamento: 2007
Número de páginas: 212
A DITADURA DA MODA, de Nina Lemos
Primeiro romance da jornalista Nina
Lemos, A Ditadura da Moda conta a história de Ludimila Correia, uma garota que
dita moda. Não que ela goste de ser chamada assim. Afinal, é filha de
comunistas, nascida em plena ditadura militar, e teve o pai morto pela
repressão. Na verdade, nada em sua criação - marcada por reuniões do Tortura
Nunca Mais e participação nos comícios pelas eleições diretas - indicava que
ela se tornaria uma pessoa que senta na primeira fileira nos desfiles das
semanas de moda e escreve coisas como "silhueta reta é o must da
temporada" em uma coluna chamada "O que Todos Têm que Usar". Mas
é isso que ela gosta de fazer.
Cedo ou tarde, é claro, o passado bateria à sua porta exigindo explicações. Ludimila só não esperava que isso fosse acontecer no meio do São Paulo Fashion Week, quando se pegou escrevendo em seu bloquinho, sem motivo aparente, a frase: "o povo, na rua, derruba a ditadura". A partir daí, sua vida se torna um verdadeiro desfile de palavras de ordem, que se manifestam nos momentos mais impróprios e ao mesmo tempo parecem apropriadas para tudo - de relacionamentos malsucedidos a eventos bizarros promovidos pelo mundo da moda. Pela primeira vez, a garota que dita moda se sente desconfortável com a própria condição. E, para piorar as coisas, sabe bem que, para resolver uma crise de identidade, não há outra saída a não ser a reconciliação com o próprio passado.
Cedo ou tarde, é claro, o passado bateria à sua porta exigindo explicações. Ludimila só não esperava que isso fosse acontecer no meio do São Paulo Fashion Week, quando se pegou escrevendo em seu bloquinho, sem motivo aparente, a frase: "o povo, na rua, derruba a ditadura". A partir daí, sua vida se torna um verdadeiro desfile de palavras de ordem, que se manifestam nos momentos mais impróprios e ao mesmo tempo parecem apropriadas para tudo - de relacionamentos malsucedidos a eventos bizarros promovidos pelo mundo da moda. Pela primeira vez, a garota que dita moda se sente desconfortável com a própria condição. E, para piorar as coisas, sabe bem que, para resolver uma crise de identidade, não há outra saída a não ser a reconciliação com o próprio passado.
Editora:
CONRAD
ISBN-10:
8576163233
ISBN-13:
Formato:
Médio
Acabamento:
Brochura
Idioma:
Português
Origem:
Nacional
Edição: 1
Número de
páginas: 120
Lançamento:
10/11/2010
A
MODA E SEUS DESAFIOS - 50 QUESTÕES FUNDAMENTAIS
Frédéric
Monneyron
Por
um viés sociológico e antropológico, o autor francês traça uma breve história
do vestuário - por meio de 50 questões provocativas que fornecem um roteiro
para o pensamento - e procura transformar a imagem que a sociedade tem da moda.
Editora:
SENAC
ISBN-10:
8573596317
ISBN-13:
9788573596311
Formato:
Acabamento:
Idioma:
Português
Origem:
Nacional
Edição: 1
Número de
páginas: 168
Lançamento:
18/10/2007
SMOS
- PARA ENTENDER A MODA, de
Mairi
Mackenzie
Seja
como fenômeno cultural, seja como negócio altamente lucrativo, a moda é
considerada um espelho da sociedade, refletindo as dinâmicas sociais,
econômicas e políticas de cada época. A autora Mairi Mackenzie debruça-se sobre
esse espelho em transformação visando revelar uma moda que não se limita ao
mundo da alta-costura. Seu objeto de estudo é a moda integrada à construção e à
comunicação de identidades sociais - a moda que ajuda a delinear classe,
sexualidade, idade, etnia e preferências culturais do usuário. O livro reúne as
tendências de design e os movimentos que moldaram a evolução do traje desde o
século XVII, período a partir do qual se pode contar com documentação histórica
confiável. Procura, então, identificar o contexto, as características, as obras
e os significados vistos como importantes de cada estilo. Esses ismos da moda
estão classificados em ordem cronológica, ainda que, com frequência, alguns
tenham ocorrido simultaneamente. A autora traça influências e conexões de
diversos criadores da moda moderna, como Paul Poiret, Coco Chanel e Christian
Dior, com destaques do design contemporâneo como John Galliano e Marc Jacobs.
Editora:
GLOBO
ISBN-10:
8525049107
ISBN-13:
Formato:
Médio
Acabamento:
Brochura
Idioma:
Português
Origem:
Nacional
Edição: 1
Número de
páginas: 160
Lançamento:
05/04/2011
CHIC:
UM GUIA BÁSICO DE MODA E ESTILO, de Gloria Kalil
Aborda as
diferenças entre estilo e moda, e a importância da aparência na autoestima e
convivência social.
Editora:
SENAC
ISBN-10:
8573590068
Edição: 1
Número de
páginas: 233
Lançamento:
01/01/2003