Estante Virtual

Aqui você encontra dicas de livros de MODA para quem é estudante, gosta de moda apenas como um hobby  ou ainda para quem futuramente irá trabalhar com isso.



DESENHO DE MODA 
VOLUME 1 – 2011, de Bina Abling


Neste conteúdo, a Ilustração incorpora estrutura vertical de design de moda e sequência de apresentação de tipos: desde os primeiros esboços ao desenho de ilustração, de planos a specs técnicos. Todos os tópicos - mesmo silhuetas, têxteis e tratamento de tecidos - são cuidadosamente abordados, como acontece no mercado de moda. Por meio da ênfase à prática ao desenho, feita a partir de diagramas, o leitor achará o método e as técnicas de Bina fáceis de seguir. Contém os seguintes capítulos: Proporções da Figura Humana em Desenho de Moda; Formas Básicas da Figura Humana; Desenhando o Modelo; Cabeças em Desenho de Moda; Desenhando Homens; Desenhando Crianças; Trajes e Detalhes de Trajes. 
           
Editora: Edgard Blucher
ISBN-10: 852120616X
ISBN-13:
Formato: Médio
Acabamento: Brochura
Idioma: Português
Origem: Nacional
Edição: 1
Número de páginas: 258
Lançamento: 25/10/2011

 DESENHO DE MODA 
VOLUME 2 – 2011, de Bina Abling


Este livro de ilustração de moda se propõe a incorporar estrutura vertical de design de moda e sequência de apresentação de tipos, desde os primeiros esboços ao desenho de ilustração, de planos a specs técnicos. Tópicos como silhuetas, têxteis e tratamento de tecidos são abordados (ver Vol 1).

Editora: Edgard Blucher
ISBN-10: 8521206208
ISBN-13:
Formato: Médio
Acabamento: Brochura
Idioma: Português
Origem: Nacional
Edição: 1
Número de páginas: 266
Lançamento: 25/10/2011




MALHARIA - COLEÇÃO FUNDAMENTOS DE DESIGN DE MODA – 2012,
de Juliana Sissons




Começa com uma breve análise da malharia tradicional, conduzindo o leitor por todo o processo de produção da malha - da pesquisa e desenvolvimento às técnicas de modelagem, construção e acabamento. Fornece ideias criativas que possibilitam uma abordagem independente e experimental ao design. Alguns dos tópicos abordados são: fios e fibras; ferramentas e máquinas; cores; amostra de tensão; textura de superfície; malhas padronizadas; efeitos tridimensionais; modelagem; produção de padrões, golas, bainhas e bordas; fixações e ornamentação.
Sexto livro da série, Malharia traz entrevistas e criações de designers talentosos, que servem de fonte de informação e de inspiração para o leitor criar suas próprias malhas.
           
Editora: Bookman
ISBN-10: 857780979X
ISBN-13:
Formato: Médio
Acabamento: Brochura
Idioma: Português
Origem: Nacional
Edição: 1
Número de páginas: 184
Lançamento: 17/02/2012





DESENHO DE MODA - COLEÇÃO FUNDAMENTOS DE DESIGN DE MODA - 2011, de John Hopkins





Desenho de Moda oferece uma apresentação totalmente ilustrada aos diferentes estilos, técnicas e abordagens de desenho usadas na indústria. Começando com um breve histórico do desenho de moda, analisa questões como materiais para desenho, a figura de moda, os desenhos técnicos, o uso de computadores no desenho, os diferentes formatos de apresentação do desenho de moda e a elaboração do portfolio, tudo isso complementado por entrevistas e inúmeras criações de designers e ilustradores contemporâneos, que servem como fonte de informação e de inspiração. Ao final, são apresentadas bases de corpo femininas e masculinas que podem ajudar nas primeiras criações.

Editora: Bookman
ISBN-10: 8577808947
ISBN-13:
Formato: Médio
Acabamento: Brochura
Idioma: Português
Origem: Nacional
Edição: 1
Número de páginas: 176
Lançamento: 06/09/2011




COMO MONTAR E GERENCIAR UMA MARCA DE MODA – 2010,
de Toby Meadows


Para ter sucesso no mercado da moda, o designer também precisa entender de negócios: do marketing e das relações públicas à fabricação da coleção e ao financiamento de um projeto. Neste guia conciso e didático, Toby Meadows mostra passo a passo como dirigir uma empresa de moda, seja ela voltada ao setor de vestuário, acessórios ou calçados.

Editora: Artmed
ISBN-10: 8577806723
ISBN-13:
Formato: Médio
Acabamento: Brochura
Idioma: Português
Origem: Nacional
Edição: 1
Número de páginas: 176
Lançamento: 17/09/2010


TECIDOS E MODA - COLEÇÃO FUNDAMENTOS DE DESIGN DE MODA,
de Jenny Udale



Fundamentos de Design de Moda: Tecidos e Moda apresenta os principais tecidos utilizados na fabricação de peças de vestuário e suas características com explicações concisas e exemplos de projetos contemporâneos. Dos tipos de fio aos processos de acabamento, do bordado à ornamentação, do design à produção têxtil, o leitor vai aprender tudo o que precisa para escolher o tecido certo para suas criações. Totalmente colorido, este é o guia ideal para todos os interessados no mundo da moda.

Editora: Bookman
ISBN-10: 8577805247
ISBN-13:
Formato: Médio
Acabamento: Brochura
Idioma: Português
Origem: Nacional
Edição: 1
Número de páginas: 176
Lançamento: 15/09/2009



MODA - UM CURSO PRÁTICO E ESSENCIAL, de Erika Stalder


Todas as roupas e acessórios, mesmo os que não estejam necessariamente na moda atual, servem para situar os estudantes da área de moda sobre processos de criação e tendências, além de mostrar que podem servir de inspiração para releituras. 
Uma das curiosidades mais interessantes do livro é sobre como determinadas épocas da história influenciaram a moda, especialmente os períodos de guerra.
Naqueles tempos, a recessão promovia reformas de roupas usadas e a diminuição do tecido nas confecções, gerando novas tendências. Além disso, os estilistas sempre se inspiraram nas roupas e acessórios militares, cujas características são de fato atraentes: eles precisam ser resistentes, práticos, impermeáveis e úteis. 
Casacos, calças, chapéus, botas, bolsas, cintos, quase todos os itens militares já despertaram ideias nas criações da moda, e quase todas se tornaram eternas, como o trench coat, o blazer, a pulseira de placa, a calça utilitária (cargo), entre outras.
           
Editora: Nobel
ISBN-10: 8521314922
ISBN-13:
Formato: Médio
Acabamento: Brochura
Idioma: Português
Origem: Nacional
Edição: 1
Número de páginas: 136
Lançamento: 01/01/2009



COLEÇÃO MODA BRASILEIRA (5 VOLUMES)
VÁRIOS AUTORES


A coleção, iniciativa inédita no mercado editorial brasileiro, traça um panorama da moda contemporânea através da trajetória de cinco dos mais importantes estilistas do país: Alexandre Herchcovitch, Gloria Coelho, Lino Villaventura, Ronaldo Fraga e Walter Rodrigues. Os livros vêm acondicionados numa caixa de cartão e contam com sobrecapas especialmente desenhadas, além de outros detalhes exclusivos deste lançamento - a primeira edição tem tiragem limitada. Cada um dos volumes procura traduzir graficamente a personalidade e as linhas gerais de cada criador. Assim, Alexandre Herchcovitch, com texto de Charles Cosac, traz uma cronologia em ordem inversa, das raízes underground do estilista, nos anos 1990, até as requintadas campanhas publicitárias que ele passou a dirigir em meados dos anos 2000. Já o volume dedicado a Gloria Coelho, com prefácio de Regina Guerreiro, aproxima seu projeto visual do forte sentido autoral dessa estilista; enquanto o livro Ronaldo Fraga promove uma assemblage entre fotos de desfiles históricos e exemplos de seu requintado desenho ou de seu barroco acervo de antigüidades gráficas. Walter Rodrigues, com texto principal de Eva Joory, publica esclarecedoras imagens de sua privilegiada biblioteca de pesquisa; enquanto Lino Villaventura destaca o forte sentido dramático desse "cozinheiro de panos" (conforme o texto de quarta capa da colunista Nina Horta), apresentando também seu trabalho em teatro e cinema.
           
Editora: Cosac e Naify
ISBN-10: 8575036696
ISBN-13: 9788575036693
Formato:
Acabamento:
Idioma: Português
Origem: Nacional
Edição: 1
Número de páginas: 800
Lançamento: 17/12/2007


MODA EM SINTONIA, de
Ana Mary Sehbe de Carli; Mercedes Lusa Manfredini

Moda em Sintonia é resultado de alguns empreendimentos do curso de Moda da UCS, focados no aprimoramento dos designers, profissionais da área e demais especialistas.

Editora: EDUCS
ISBN-10: 8570615876
ISBN-13:
Formato: Médio
Acabamento: Brochura
Idioma: Português
Origem: Nacional
Edição: 1
Número de páginas: 164
Lançamento: 01/01/2010



MODA TAMBÉM É TEXTO, de
Sandra Ramalho e Oliveira





Este livro é escrito por uma das maiores especialistas brasileiras de leitura visual. De forma clara, o leitor encontrará exemplos de textos que exploram o universo de valores com o qual lidamos diariamente e procuramos refletir sobre todas as questões que a moda nos apresenta na contemporaneidade, visto que é ela mesma quem está na moda.

Editora: Rosari
ISBN-10: 8588343568
ISBN-13: 9788588343566
Formato: Médio
Acabamento: Brochura
Idioma: Português
Origem: Nacional
Edição: 1
Número de páginas: 134
Lançamento: 01/01/2008



MODA, COMUNICAÇÃO E CULTURA: UM OLHAR ACADÊMICO, de
Solange Wajnman


Os artigos e textos que enfocam a moda sob o ponto de vista institucional e acadêmico, promovendo a interface com a antropologia, artes e ciências da comunicação. A obra preenche uma lacuna bibliográfica e vem atender à crescente demanda de leitores, provenientes de cursos de formação profissionalizante existentes no país. 


Editora: Arte e Ciência
ISBN-10: 8574730734
ISBN-13:
Formato: Médio
Acabamento: Brochura
Idioma: Português
Origem: Nacional
Edição: 1
Número de páginas: 226
Lançamento: 01/01/2002



FUNDAMENTOS DE DESIGN DE MODA
RICHARD SORGER, JENNY UDALE – BOOKMAN

Do conceito à criação tridimensional: os principais elementos do design de uma coleção são revelados em Fundamentos de Design de Moda. Saiba tudo sobre como uma coleção é formada, para quem é desenhada e como é lançada. Conheça os diferentes tipos de tecido, maquinários e métodos de fabricação. Entenda o mercado da moda e os diferentes cargos que fazem parte dessa indústria.

Editora: Bookman
ISBN-10: 8577803554
ISBN-13: 9788577803552
Formato: Médio
Acabamento: Brochura
Idioma: Português
Origem: Nacional
Edição: 1
Número de páginas: 176
Lançamento: 17/01/2009


O QUE É DESIGN DE MODA?, de
Gurmit Matharu




Dividido em três partes, O que é Design de Moda? examina os aspectos fundamentais da indústria da moda. Começando com um apanhado histórico, "Questões" discute a transformação da moda em um dos maiores negócios do mundo e analisa sua relação com a mídia e a cultura das celebridades. Também aborda questões éticas, como o uso de peles e o impacto ambiental e humano do movimento fast fashion. "Anatomia" examina os diferentes setores da indústria e os eventos mais importantes do calendário da moda. Em seguida, decompõe todo o processo de design, do esboço inicial ao lançamento da coleção, e dá dicas práticas para quem busca uma carreira na moda. "Portfólios" apresenta o perfil de alguns dos maiores designers de moda do mundo, demonstrando a diversidade dentro da indústria por meio da análise de trabalhos e de belas fotografias de coleções.

Editora: Bookman
ISBN-10: 857780853X
ISBN-13:
Formato: Médio
Acabamento: Brochura
Idioma: Português
Origem: Nacional
Edição: 1
Número de páginas: 256
Lançamento: 27/06/2011

INVENTANDO MODA , de Doris Treptow

Este guia explica as etapas do desenvolvimento de produtos. Inclui os seguintes tópicos - Conceito de moda e coleção; Perfil do consumidor; Gestão do design; Pesquisa em moda; Calendário de vendas; Cronograma de produção; Dimensão da coleção; Ficha técnica; Custos e Preço de venda.
 
ISBN: 8590371816
ISBN-13: 9788590371816
Idioma: português
Encadernação: Brochura
Edição:
Ano de Lançamento: 2007
Número de páginas: 212

A  DITADURA DA MODA, de Nina Lemos


Primeiro romance da jornalista Nina Lemos, A Ditadura da Moda conta a história de Ludimila Correia, uma garota que dita moda. Não que ela goste de ser chamada assim. Afinal, é filha de comunistas, nascida em plena ditadura militar, e teve o pai morto pela repressão. Na verdade, nada em sua criação - marcada por reuniões do Tortura Nunca Mais e participação nos comícios pelas eleições diretas - indicava que ela se tornaria uma pessoa que senta na primeira fileira nos desfiles das semanas de moda e escreve coisas como "silhueta reta é o must da temporada" em uma coluna chamada "O que Todos Têm que Usar". Mas é isso que ela gosta de fazer. 

Cedo ou tarde, é claro, o passado bateria à sua porta exigindo explicações. Ludimila só não esperava que isso fosse acontecer no meio do São Paulo Fashion Week, quando se pegou escrevendo em seu bloquinho, sem motivo aparente, a frase: "o povo, na rua, derruba a ditadura". A partir daí, sua vida se torna um verdadeiro desfile de palavras de ordem, que se manifestam nos momentos mais impróprios e ao mesmo tempo parecem apropriadas para tudo - de relacionamentos malsucedidos a eventos bizarros promovidos pelo mundo da moda. Pela primeira vez, a garota que dita moda se sente desconfortável com a própria condição. E, para piorar as coisas, sabe bem que, para resolver uma crise de identidade, não há outra saída a não ser a reconciliação com o próprio passado.

Editora: CONRAD
ISBN-10: 8576163233
ISBN-13:
Formato: Médio
Acabamento: Brochura
Idioma: Português
Origem: Nacional
Edição: 1
Número de páginas: 120
Lançamento: 10/11/2010


A MODA E SEUS DESAFIOS - 50 QUESTÕES FUNDAMENTAIS
Frédéric Monneyron



Por um viés sociológico e antropológico, o autor francês traça uma breve história do vestuário - por meio de 50 questões provocativas que fornecem um roteiro para o pensamento - e procura transformar a imagem que a sociedade tem da moda.

Editora: SENAC
ISBN-10: 8573596317
ISBN-13: 9788573596311
Formato:
Acabamento:
Idioma: Português
Origem: Nacional
Edição: 1
Número de páginas: 168
Lançamento: 18/10/2007


SMOS - PARA ENTENDER A MODA, de
Mairi Mackenzie

 


Seja como fenômeno cultural, seja como negócio altamente lucrativo, a moda é considerada um espelho da sociedade, refletindo as dinâmicas sociais, econômicas e políticas de cada época. A autora Mairi Mackenzie debruça-se sobre esse espelho em transformação visando revelar uma moda que não se limita ao mundo da alta-costura. Seu objeto de estudo é a moda integrada à construção e à comunicação de identidades sociais - a moda que ajuda a delinear classe, sexualidade, idade, etnia e preferências culturais do usuário. O livro reúne as tendências de design e os movimentos que moldaram a evolução do traje desde o século XVII, período a partir do qual se pode contar com documentação histórica confiável. Procura, então, identificar o contexto, as características, as obras e os significados vistos como importantes de cada estilo. Esses ismos da moda estão classificados em ordem cronológica, ainda que, com frequência, alguns tenham ocorrido simultaneamente. A autora traça influências e conexões de diversos criadores da moda moderna, como Paul Poiret, Coco Chanel e Christian Dior, com destaques do design contemporâneo como John Galliano e Marc Jacobs.

Editora: GLOBO
ISBN-10: 8525049107
ISBN-13:
Formato: Médio
Acabamento: Brochura
Idioma: Português
Origem: Nacional
Edição: 1
Número de páginas: 160
Lançamento: 05/04/2011


CHIC: UM GUIA BÁSICO DE MODA E ESTILO, de Gloria Kalil




Aborda as diferenças entre estilo e moda, e a importância da aparência na autoestima e convivência social.

Editora: SENAC
ISBN-10: 8573590068
Edição: 1
Número de páginas: 233
Lançamento: 01/01/2003