sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Curso de Moda: Criação e Diferenciação

 Docente: Karlla Girotto
 
Abordagem teórico-prática sobre o processo criativo em moda e a problemática da identidade e autoria no mundo contemporâneo.


 Os processos criativos em moda muitas vezes têm como referência imagens e tendências já construídas que limitam as possibilidades de criação e diferenciação. Pensando na ampliação do repertório e na afirmação das singularidades, o curso tem como objetivo proporcionar experiências práticas e reflexões que ofereçam ao aluno novas referências para a criação em moda a partir de sua subjetividade.
As aulas serão teórico/práticas, com leitura e discussão de textos e conceitos sobre identidade e autoria no mundo contemporâneo e seus impactos no processo criativo;  exercícios práticos que permitam a cada aluno re-orientar suas pesquisas, a partir da identificação de um repertório pessoal. Serão utilizadas diversas maneiras de captação e decodificação de sensações, desejos e tendências de mundo.
Como produto final, será desenvolvido um projeto coletivo que reflita a metodologia de trabalho proposta pelo curso.

Objetivo do curso

Objetivos gerais
Trabalhar a experiência sensorial como forma de percepção do mundo, deixando de lado imagens e meios de acesso comuns a quem trabalha com moda (sites de tendências, blogs, redes sociais, revistas).
Objetivos específicos
Resgatar o primeiro amor pelo fazer, pelo criar, desenhar
Trabalhar o olhar cego, o “não olhar”, o sentir.
Utilizar as premissas do desenho tátil, entendido aqui como ferramenta de captação das sensações de mundo.
Imantar o cotidiano de trabalho através de formação e transformação da subjetividade.
Criar um catálogo das experiências.
Entender e utilizar as novas ferramentas de trabalho desenvolvidas no decorrer do curso

Mercado de trabalho

O conteúdo do curso instrumentaliza os participantes para projetos em direção criativa, pesquisa em todos os segmentos de moda, amplia a visão contemporânea e vocabulário da área. Também fornece ferramentas de entendimento amplo dos acontecimentos sociais, econômicos e políticos de forma que as decisões de criação sejam pautadas por noções reais, e não por feelings abstratos.

Metodologia

A primeira parte da aula consiste de explanação geral, leitura e debates de textos, com apresentação de conteúdo da Web, Power Point e seminário dos alunos.
Em seguida, o participante é convidado a desenvolver uma pesquisa, própria baseada em repertório pessoal, desenvolvimento e ampliação de referências.
Na 4ª aula, começa a desenvolver um projeto em grupo, com previsão de apresentação na 6ª aula.

Justificativa

A moda, como a conhecemos, criou um sistema de valores muito particular pautado pela construção e manutenção de identidades e forças de expressão que delimitam e constrangem territórios.
Identidades que tem na assinatura e na autoria seu lugar maior e, com isso, a garantia de estabilidade.
Com a globalização da economia e os avanços tecnológicos, múltiplas e rápidas são as identidades criadas e as mudanças provocadas. Poderíamos supor, com isso, que a criação individual e coletiva se encontraria em movimento pleno e potência máxima de desenvolvimento.
Mas não é tão simples assim. Esse panorama coloca em xeque e questiona o valor que a moda coloca como primordial, que é o de identidade e autoria plena e individual, provocando rupturas importantes na maneira de pensar e criar moda.
De um lado, a desestabilização exacerbada e de outro, a persistência das referências colocam o criador de moda (e não só ele) em constante colapso.
Ao trabalhar a subjetividade em sua gênese e o entendimento das transformações das paisagens psicossociais no contemporâneo, o participante tem a possibilidade de elaborar seus próprios significados, suas intensidades e se distanciar de modos de operação cotidianos paralisantes.

Plano de aulas

Aula 1
Apresentação do curso e dos participantes (professora e alunos). Relacionar com moda as ativações do desejo no plano psicossocial.
Definir Identidade, Subjetividade e traçar paralelos históricos.
Entender a posição do individuo frente às diversas demandas de “desconfiguração x configuração” de mundo em curtos períodos de existência
Aula 2
Elaboração de novos significados para o sentir, criar e desenhar. Entendimento das novas linhas de pesquisa que se apresentam como material de expressão (criação das primeiras cartografias). Ampliar a noção de referência estética, pesquisa e informação de moda.
Aula 3
Conteúdo- entendimento dos aspectos materiais (tecidos, cores, formas, texturas) como um desdobramento natural da cartografia elaborada. Sair para a pesquisa de rua com a sensação ativada (e não o olhar).
Aula 4
Delinear um como e um porquê para os itens coletados e entender as relações existentes entre as cartografias subjetivas e a materialidade real e objetiva.
Identificação das escolhas estéticas e projeção das idéias e sensações em forma de mapas de trabalho.
Discussão em grupo e definição de projeto individual a ser apresentado na aula 6.
Discursão do texto “About the Word Design”.
Aula 5
Conteúdo – Entender as propostas de repertório apresentadas e dialogar em grupo a respeito de ferramenta de criação como dispositivos propulsores para o desenvolvimento de novas relações de compartilhamento de modos de ativação da subjetividade.
Discussão sobre o papel do designer e os aspectos de criação a ele atribuídos.
Trabalhar para apresentação do projeto final.
Apresentar ao grupo e abrir para discussão as partituras individuais.
Aula 6
Apresentação e discussão de projeto.
Almoço Pantone: produção de um almoço coletivo em cartela de cores.

Aluno

- Destinado principalmente aos profissionais da área de design e de moda que desejam reciclar, reelaborar e resignificar seu repertório de informações sobre moda e criação em moda. Estudantes de moda, artes, design e público geral.
- Nível do curso:  Avançado.
- Tipo de atividade: Misto de aula prática com aula teórica.
- Carga horária: 28 horas
- Número de aulas: 6
- Material necessário para o aluno levar nas aulas:  CADERNO DE ANOTAÇÕES E DE DESENHO
Bibliografia sugerida
ROLNIK, Suely. Cartografia Sentimental – transformações contemporâneas do desejo. Ed. Sulina, 1ª edição, 2ª reimpressão, 2011.
DELEUZE, Gilles. Lógica da Sensação. Ed. Jorge Zahar, 1ª edição, 2007

 Sobre:
Karlla Girotto é fashion artist. Estilista de formação, atua como Consultora de Moda e desenvolve pesquisa sob orientação de Suely Rolnik no Núcleo de Estudos da Subjetividade, PUC/SP, onde é Mestranda.
Com inúmeros desfiles realizados na São Paulo Fashion Week, assinou importantes editorias para as principais revistas de moda do país.
Estuda as relações que se dão entre o consumo e a criação de novos desejos na contemporaneidade por meio da Moda, Design, Comportamento, Artes Plásticas e Performance.

 
Mais informações:
http://barco.art.br/moda-possibilidades-de-criacao-e-diferenciacao/

2 comentários:

  1. Onde será e quando??? e quanto rs

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  2. Nani, acesse o site abaixo que lá encontrará todas as informações que necessita como: preço, local, horário e etc.
    http://barco.art.br/moda-possibilidades-de-criacao-e-diferenciacao/
    Continue acompanhando nosso blog.
    Abs
    Redação

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